A Terceira Comissão Disciplinar do STJD julgou e puniu o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Santos, por gesto obsceno durante a partida contra o Vitória, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube também foi punido por atraso no reinício do jogo. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (3), em sessão na sede da OAB Brasília.
Gabigol pegou uma partida de suspensão
Por unanimidade, Gabigol foi suspenso por uma partida. O jogador foi denunciado por infração ao artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por conduta antidesportiva. A súmula da partida registrou que o atleta foi expulso diretamente aos 14 minutos do segundo tempo após praticar gesto obsceno na comemoração de um gol.
Santos foi multado em R$ 1 mil
O Santos recebeu multa de R$ 1 mil por atraso de um minuto no reinício da partida, em infração ao artigo 206 do CBJD. A Procuradoria destacou que o clube acumula 14 ocorrências de atraso apenas em 2026.
Procuradora pediu punição máxima a Gabigol
A procuradora Beatriz Calheta argumentou que o gesto de Gabigol extrapola os limites da conduta esportiva e é incompatível com a imagem que se pretende promover no futebol.
“As imagens foram amplamente divulgada pela imprensa. Após realizar um gesto de silêncio, o atleta levou a mão às partes íntimas em atitude provocativa. Trata-se de partida de competição nacional, envolvendo um atleta amplamente conhecido e que exerce grande influência sobre o público, especialmente os mais jovens.”
Defesa pediu advertência, mas foi negada
O advogado do Santos, Marcelo Mendes, reconheceu a conduta, mas pediu a conversão da pena em advertência, alegando erro de proibição e que o gesto teria sido direcionado à própria torcida. O pedido foi negado.
O auditor relator Rafael Bozzano citou precedentes de julgamentos semelhantes envolvendo atletas do Corinthians.
“O respeito à urbanidade e o dever de os atletas manterem conduta compatível com os valores do esporte exigem que tanto torcedores adversários quanto os da própria equipe sejam respeitados.”
O voto foi acompanhado pelos auditores José Maria Philomeno, Marina Volpato e pela presidente da Comissão, Adriene Hassen.
Próximos passos
Gabriel Barbosa cumprirá suspensão na próxima partida do Santos após o retorno do Brasileirão. O clube ainda pode recorrer da decisão.
