O Flamengo iniciou a temporada de 2026 de maneira bem diferente de como terminou 2025. Apesar de estar jogando com o time sub-20 no Carioca, o Mengão acumula duas derrotas e um empate.
Como o torneio estadual passou a ter menos partidas, apenas seis na primeira fase, o rubro-negro tem risco de ficar de fora das quartas de final do torneio e pior, disputar o quadrangular contra o rebaixamento estadual.
Tabela do grupo do Flamengo
- Nova Iguaçu – 3 pontos e 1 jogo
- Botafogo – 3 pontos e 1 jogo
- Madureira – 3 pontos e 2 jogos
- Boavista – 3 pontos e 2 jogos
- Flamengo – 1 ponto e 3 jogos
- Maricá – 0 pontos e 1 jogo
O Mengão tem apenas mais três partidas para completar a primeira fase e duas delas são clássicos: Fluminense e Vasco. Sampaio Correa é a última rodada.
A ideia inicial era jogar toda a fase de grupos com o time sub-20. A avaliação flamenguista era de que a equipe seria capaz de terminar ao menos na quarta colocação e avançar ao mata-mata e assim, os profissionais assumiriam.
Diante do cenário, o Flamengo recalcula as rotas. A tendência, neste momento, é de que o clube volte atrás e coloque os titulares para jogar os clássicos, visando se classificar.
Um fator que deve impactar nisso é a rodada deste final de semana. Caso seus adversários vençam as suas partidas e aumentem a vantagem, a tendência é que os dois jogos sejam disputados com os profissionais, caso ela não aumente, o Fla pode optar por jogar apenas o penúltimo jogo, diante do Fluminense com força máxima.
Formato do Carioca
A FERJ propôs um campeonato separado em dois grupos de seis times, cada um enfrentando os seis clubes da outra chave. Após isso, os quatro melhores de cada grupo se classifica as quartas de final.
No mata-mata, todos os jogos em partida única. A ideia foi aceita pelos clubes, até pela grande chance de classificação, mesmo fazendo uma primeira fase não tão boa.
