A equipe rubro-negra abre sua participação no torneio nesta quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), quando enfrenta o Cruz Azul, pelas quartas de final. Todos os jogos da fase final da competição serão disputados no Estádio Al Rayyan, em Doha, no Catar. A partida será transmitida pela TV Globo, SporTV, CazéTV, Ge TV e Fifa+.
Caminho do Flamengo no torneio
A equipe de Filipe Luís chega embalada pelos títulos sobre Palmeiras, na final da Libertadores, e pela campanha que confirmou a conquista do Brasileirão de 2025. Agora, a missão é abrir caminho rumo à decisão intercontinental, disputada este ano em um novo formato estabelecido pela Fifa.
Com a mudança adotada pela entidade, o campeão europeu avança diretamente para a final. O Paris Saint-Germain, que levantou a Champions League pela primeira vez, aguarda o adversário em busca de seu primeiro título mundial.
Adversários e histórico recente
O torneio teve em 2024 a decisão entre Real Madrid e Pachuca, vencida pelos espanhóis por 3 a 0, também em Doha. O representante brasileiro na ocasião, o Botafogo, então campeão da Libertadores, acabou eliminado logo na estreia pelos mexicanos.
Para reencontrar um europeu na final, o Flamengo precisa superar dois obstáculos. O primeiro é o Cruz Azul. Em caso de classificação, o time encara o Pyramids no jogo conhecido como Copa Challenger, marcado para sábado (13), às 14h.
O possível rival na Copa Challenger
A equipe egípcia percorreu um caminho mais longo no torneio: derrotou o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, e o Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1, ambos em setembro. Caso avance, o Flamengo reencontra um time que chega embalado e em ritmo de competição.
A final
A decisão da Copa Intercontinental está agendada para o dia 17 de dezembro, também às 14h, quando o PSG aguarda seu rival em Doha.
Participantes da Copa Intercontinental 2025
- PSG (França) – campeão da Champions League da Europa
- Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores da América
- Cruz Azul (México) – campeão da Concacaf
- Pyramids (Egito) – campeão africano
- Al-Ahli (Arábia Saudita) – campeão asiático (já eliminado)
- Auckland City (Nova Zelândia) – campeão da Oceania (já eliminado)
