Fifa se pronuncia em apoio a Vini Jr

Fifa Vini Jr

Divulgação / FIFA

Nesta quarta-feira, 18, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, usou suas redes sociais para descrever o quão indignado está com os relatos de racismo sofrido por Vini Jr. O mandatário da entidade declarou estar triste e chocado com o que aconteceu.

O que acontece?

Após marcar o gol da vitória diante do Benfica, Vini Jr comemorou dançando, como faz usualmente, mas a torcida do Benfica se irritou e jogadores foram tirar satisfações e com isso se iniciou uma confusão.

No meio das discussões, o jogador estava próximo de Gianlucca Prestianni, que levantou sua camisa na altura da boca e segundo Vini o chamou de macaco naquele momento.

Após a partida, em entrevista a TNT Sports, o jogador Mbappé, declarou que o argentino teria repetido a fala racista pelo menos cinco vezes.

O argentino se pronunciou durante a noite e disse que não o fez. Também mencionou ameaças que sofreu de jogadores do Real Madrid.

Confira a nota do presidente da FIFA sobre Vini Jr

“Eu fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinícius Júnior na partida da Liga dos Campeões da Europa entre SL Benfica e Real Madrid FC.

Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso esporte e na sociedade — nós precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem providências e responsabilizem os culpados.

Na FIFA, por meio da Iniciativa Global Contra o Racismo e o Painel da Voz dos Jogadores, nós estamos comprometidos em assegurar que os jogadores, dirigentes e torcedores sejam respeitados e protegidos, e que as medidas devidas sejam tomadas quando ocorrerem incidentes. Eu enalteço o juiz, François Letexier, por ativar o protocolo antirracismo ao usar o gesto dos braços para interromper o jogo e gerenciar a situação.

A FIFA e o futebol oferecem total solidariedade às vítimas de racismo e toda forma de discriminação. Eu continuarei sempre a reiterar: Não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação!”

Gianni Infantino
Presidente da FIFA

Sair da versão mobile