Entenda o “milagre” que a Itália precisa para ir a Copa diretamente

itália

Divulgação / Itália

As eliminatórias da Europa chegam a sua reta final e agora, a Itália precisa de um verdadeiro milagre para garantir sua vaga diretamente a Copa do Mundo 2026.

Os italianos até venceram a sua partida diante da lanterna do grupo Moldávia por 2 a 0 nesta quinta-feira. No entanto, com a vitória da Noruega por 4 a 1 diante da Estônia, o mais provável é que a Azzurra dispute o playoff da UEFA.

A diferença de pontos é de três pontos e o saldo de gols tem vantagem norueguesa por 17. Na última rodada, ambos se enfrentam em confronto direto, mas para a Itália se classificar seria necessário retirar a vantagem vencendo por nove gols de diferença.

O jogo decisivo acontece neste domingo, 16, no San Siro, às 16h45 no horário de Brasília. Israel e Moldávia fazem o outro jogo da chave apenas para cumprimento da tabela já que ambos não tem mais chances de sequer se classificar aos playoffs.

Como funciona o playoff que a Itália deve jogar?

Os playoffs serão disputados pelos doze segundos colocados dos grupos e os quatro mais bem colocados da Liga das Nações. A base do ranking é na classificação geral da Liga das Nações que não se classificaram.

O sorteio acontece em 20 de novembro, em Zurique, na sede da FIFA.

As dezesseis equipes serão distribuídas em quatro potes, cada um contendo quatro seleções. Os doze segundos colocados da fase de grupos serão alocados nos Potes 1, 2 e 3, de acordo com sua posição no Ranking Mundial da FIFA de novembro de 2025. Já as quatro equipes classificadas via Liga das Nações serão automaticamente posicionadas no Pote 4.

A estrutura dos play-offs será dividida em quatro caminhos, cada um composto por duas semifinais e uma final:

Os vencedores das “finais” garantem vaga no Mundial.

Sair da versão mobile