O zagueiro Danilo, do Flamengo, usou suas redes sociais para se manifestar nesta sexta-feira, 20. A manifestação ocorreu pouco após seu técnico, Filipe Luis, ter dado declarações sobre o caso.
Filipe disse que “Sempre fui tratado bem aqui, me encanta a Argentina, sempre fui muito feliz, muito bem-recebido. Só tenho boas palavras para a Argentina. Um caso isolado desses não influencia em nada do que penso deste país tão lindo“, e a fala foi mal recepcionada nas redes sociais e internet, gerando até mesmo uma retificação pública do treinador.
Danilo, por meio de sua conta no Instagram, republicou uma entrevista sua realizada em 2023, quando ainda pertencia à Juventus, dizendo que pessoas brancas precisam ter empatia diante dos insultos racistas, escutando e não julgando. Na postagem, ainda acrescentou: “Vale sempre lembrar”.
O que aconteceu com Vini Jr que gerou a publicação de Danilo?
Tudo começou após Vinicius Jr. marcar o gol da vitória do Real Madrid diante do Benfica. Na comemoração, o brasileiro dançou, como costuma fazer em suas celebrações, o que gerou irritação na torcida adversária e também entre jogadores do time português, que foram tirar satisfações com ele. O clima esquentou e uma confusão generalizada teve início no gramado.
No meio do tumulto, Vinicius Jr. estava próximo do atacante argentino Gianluca Prestianni. Segundo o brasileiro, o jogador do Benfica levantou a camisa na altura da boca e o chamou de macaco naquele momento.
Após a partida, em entrevista à TNT Sports, o atacante francês Mbappé, companheiro de Vini no Real Madrid, declarou que Prestianni teria repetido a ofensa racial pelo menos cinco vezes, diretamente para o brasileiro.
Ainda na noite do jogo, Gianluca Prestianni se pronunciou publicamente. O argentino negou veementemente as acusações e afirmou ter sido vítima de ameaças por parte de jogadores do Real Madrid durante o confronto.
O caso agora aguarda posicionamento da UEFA, que já abriu investigação para apurar as denúncias de racismo.
