Corinthians vai perder 2005? Inter pede reconhecimento de título

corinthians

durante o jogo entre Corinthians/SP x Internacional/RS, realizado esta noite Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Internacional protocolou nesta terça-feira (27) um pedido oficial na CBF para ser reconhecido como campeão brasileiro de 2005, assim como o Corinthians. O documento foi entregue ao presidente Samir Xaud com argumentos jurídicos, históricos e desportivos.

A base do pedido é a anulação de 11 partidas daquela edição pelo STJD, no escândalo da “Máfia do Apito”. O clube alega que as decisões da época alteraram o resultado final da competição e causaram prejuízo esportivo na conquista do Corinthians.

Estiveram na entrega o presidente Alessandro Barcellos, o presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman, o ex-presidente Fernando Carvalho e o advogado Daniel Cravo, responsável técnico pelo material.

Inter não quer tirar título do Corinthians

Apenas o reconhecimento institucional do título, sem pedir a retirada da taça do Corinthians. O clube trata o movimento como reparação histórica.

O Corinthians ainda não se manifestou sobre o caso.

Confira a nota do clube

O Sport Club Internacional protocolou, nesta terça-feira (27/05), junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um pedido de reconhecimento do título de Campeão Brasileiro da Série A de 2005. O documento foi entregue ao presidente da CBF, Samir Xaud, e reúne fundamentos jurídicos, históricos e desportivos relacionados ao campeonato daquela temporada.

Participaram da entrega o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, o vice-presidente de Assuntos Jurídicos do Clube, Jorge Oliveira Filho, o ex-presidente Fernando Carvalho, o conselheiro Leonardo Aquino, autor do requerimento junto ao Conselho Deliberativo, e Daniel Cravo, advogado do Clube à época e responsável técnico pelo trabalho.

Pela CBF, estiveram presentes o presidente Samir Xaud, o diretor-geral de Competições, Julio Avellar, o diretor executivo de Gestão, Helder Melillo, e o diretor jurídico, André Mattos.

O material apresentado pelo Clube aborda os desdobramentos do episódio conhecido como “Máfia do Apito”, que resultou na anulação de 11 partidas do Campeonato Brasileiro de 2005 por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entendimento do Internacional, a medida impactou diretamente a definição da competição e causou prejuízo esportivo ao Clube.

O pedido encaminhado à CBF é sustentado por documentos, parecer técnico especializado, declarações públicas de personagens envolvidos no caso e precedentes de reconhecimentos históricos realizados pela própria entidade esportiva em outras ocasiões.

No requerimento, o Internacional solicita o reconhecimento institucional do título brasileiro de 2005, sem qualquer pedido de retirada ou revogação do título homologado ao Sport Club Corinthians Paulista. O objetivo, segundo os documentos apresentados, é promover uma reparação histórica diante dos impactos causados pelas decisões tomadas à época.

Sair da versão mobile