Copa 2030: Conmebol articula aumento de países

CONMEBOL

Divulgação /CONMEBOL

No ano que antecede a Copa de 2026, a CONMEBOL começa a articular pedidos para a FIFA para a Copa de 2030.

A ideia da entidade é tentar emplacar uma mudança para aumentar ainda mais o número de países presentes. Nesta próxima edição será a primeira com 48 seleções, a CONMEBOL quer aumentar para 64 em 2030.

Principais motivos

A entidade conseguiu fazer com que os jogos de estreia de Argentina, Chile e Uruguai acontecessem nos respectivos países. A tentativa inicial era sediar a Copa, que seria comemorativa dos 100 anos da primeira edição, de 1930, mas a FIFA permitiu apenas os jogos de estreia das seleções e depois disso todos os jogos seriam em Marrocos, Portugal e Espanha.

Com o aumento de países, haveria maior chance de que toda a fase de grupos dos três países sul-americanos fossem em seus países.

No que impactaria o pedido da CONMEBOL

O principal ponto seriam as eliminatórias. Por conta disso, a CONMEBOL estuda manter a mesma estrutura de partidas das eliminatórias, mas como “Liga das Nações”, dando uma premiação em taça e troféu, além do filtro para classificação ao torneio principal.

Como o trio de países já estão classificados, a CONMEBOL teme um esvaziamento das eliminatórias do ponto de vista de patrocinadores e acordos comerciais.

Copa 2026

Cinco países da CONMEBOL estão classificados para a próxima Copa do Mundo. São eles:

    A Bolívia disputa o torneio de repescagem que vai ocorrer no México em 2026 e pode ser o sexto representante sul-americano.

    Sair da versão mobile