Restam apenas seis vagas para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil se classificou como um dos cabeças de chave e agora já tem uma prévia de quem pode enfrentar na fase de grupos do mata-mata. A lista pode contar com Haaland, o grande artilheiro do Manchester City e Noruega.
Como são 12 grupos, cada um dos quatro potes tem 12 seleções. O pote 1, o dos cabeças de chave, conta com o trio de países-sede. Por estar no mesmo pote, a Canarinho não pode enfrentar Canadá, Estados Unidos, México, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Além disso, também não pode enfrentar os outros adversários da CONMEBOL: Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai.
Haaland e estreantes
Além do craque Erling Haaland, o Brasil pode enfrentar grandes histórias como a de Cabo Verde, Curaçao e Haiti.
Grande questão
A grande incógnita neste momento é se a FIFA manterá os países que se classificam via repescagem no pote 4 ou se vai organizar por ranking. Isso favoreceria equipes como a Itália, que em tese por ser a 12ª no ranking seria do pote 2, mas por conseguir a sua vaga na repescagem terá que ir ao pote 4.
Nas últimas Copas, as equipes que vieram via repescagem entraram no pote 4, mas nesta, houveram rumores não confirmados de que isso poderia mudar. A FIFA não confirmou, mas também não negou.
Confira os possíveis adversários do Brasil na Copa
Pote 2
- Croácia
- Marrocos
- Suíça
- Japão
- Senegal
- Irã
- Coreia do Sul
- Áustria
- Austrália
Pote 3
- Noruega
- Panamá
- Egito
- Argélia
- Escócia
- Tunísia
- Costa do Marfim
- Uzbequistão
- Catar
- Arábia Saudita
- Africa do Sul
Pote 4
- Jordânia
- Cabo Verde
- Gana
- Curaçao
- Haiti
- Nova Zelândia
