A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá apresentar nesta terça-feira (11) o projeto de Fair Play Financeiro aos clubes, iniciativa que promete estabelecer novas regras de controle econômico para as equipes do país. Segundo o jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC), o plano será detalhado ao público no próximo dia 26 de novembro, durante o Summit CBF Academy, em São Paulo.
O objetivo da entidade é combater o endividamento crônico que afeta grande parte das equipes brasileiras, impondo limites, critérios de transparência e punições severas para quem descumprir as normas. A proposta busca aproximar o futebol nacional de modelos já adotados por ligas europeias, como o da UEFA.
Sustentabilidade e governança
Parte do projeto também será apresentada na COP 30, em Belém, junto ao plano CBF Impacta, voltado à sustentabilidade e boas práticas de governança. O presidente da Federação Paraense e vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul, será o responsável por apresentar o plano, que inclui diretrizes sociais, ambientais e financeiras.
Controle em três janelas anuais
O Fair Play Financeiro contará com três janelas de monitoramento, previstas para março, julho e outubro, períodos em que os clubes deverão comprovar o cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas.
Com o novo modelo, a CBF tenta dar um passo importante rumo à profissionalização e à sustentabilidade econômica do futebol brasileiro, pressionando as agremiações a adotarem uma gestão mais responsável e transparente.
