Brasileirão: G9 não pode mais acontecer

Brasileirão

Divulgação / Libertadores

Com a derrota do Atlético-MG, o Brasileirão de 2025 não pode ter mais um G9. Inicialmente G6, o grupo se refere aos classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2026.

Os quatro primeiros se classificam a fase de grupos e os dois últimos vão a Segunda Fase da Libertadores, popularmente conhecida por “Pré-Libertadores”.

Quando equipes conseguem vagas por outros torneios, como Copa do Brasil, Libertadores ou Sudamericana e elas ficam entre os seis primeiros, a sua vaga vai para a próxima equipe na tabela.

G8 no Brasileirão 2025?

Com isso, atualmente o Brasileirão tem um G7, já que o campeão da Libertadores sairá de Palmeiras ou Flamengo, ambos nas primeiras posições.

Havia a possibilidade de aumentar em mais duas vagas com um título da Sudamericana e um título da Copa do Brasil de equipes bem classificadas na liga nacional. Mas, como os atleticanos foram derrotados na grande final da Sudamericana, não é mais possível abrir um G9.

O máximo que pode acontecer em 2025 é a abertura para um G8. Para isso, seria necessário que Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil e se mantenham no G7. O Corinthians tem poucas chances matemáticas de chegar ao G7, mas ainda está no torneio mata-mata, enquanto o Vasco não tem mais chances.

São Paulo, Atlético-MG, e Bragantino lutam nesta reta final de Brasileirão para ficar na oitava colocação e torcem para um dos dois presentes no G7 vencerem a competição. O Corinthians também quer a posição como uma garantia, mas pode conquistar a vaga pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile