Desde o Brasileirão de 2016, o Brasil tem seis vagas garantidas para a Libertadores do ano seguinte via liga nacional. Os quatro primeiros se classificam diretamente para a fase de grupos, enquanto o quinto e sexto disputam as fases anteriores, popularmente conhecidas como “Pré-Libertadores”.
O aumento de vagas somado ao domínio dos brasileiros nas competições internacionais, além do fato de que os campeões da Copa do Brasil são equipes da parte de cima da tabela faz com que o G6, que já foi G4, aumente.
Em 2025, até então, temos um G7 garantido. Com Palmeiras e Flamengo na briga pela taça tanto do Brasileirão quanto da CONMEBOL Libertadores, até o sétimo lugar se classifica para a edição de 2026.
Brasileirão com G9 em 2025?
Há a possibilidade de até o nono colocado na tabela do Brasileirão se classificar para a Libertadores. Para isso, seria necessária uma combinação de resultados.
Copa do Brasil
Na classificação atual, para mais uma vaga se abrir, seria necessário que Cruzeiro ou Fluminense, atualmente no G7, vencessem a Copa do Brasil e se mantivessem pelo menos até a sétima colocação. O torneio está nas semifinais, mas só terminará de ser disputado em dezembro, após o término do Brasileirão.
Sudamericana
Na Sudamericana, que assim como a Libertadores está na final, precisaria que o Atlético-MG fosse o grande campeão.
A equipe mineira atualmente é a oitava colocada do torneio, mas tem um jogo a menos que o São Paulo, o atual oitavo lugar e durante a Data Fifa irá realizar duas partidas. Caso tenha bons resultados, ultrapassaria o tricolor paulista e mantendo a posição até o final do campeonato com o eventual título internacional, haveria o G9 no Brasileirão 2025.
