Connect with us

Esportes

Atleta campineira de tiro com arco é selecionada para o Grand Prix do México

Publicado

em

Ana Machado foi um dos destaques da primeira seletiva brasileira da modalidade esportiva em 2019

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, recebeu a primeira seletiva brasileira do tiro com arco, em 2019, para o Grand Prix do México. Na categoria arco recurvo feminino, cerca de 16 atletas entraram na disputa por apenas quatro vagas. Uma delas foi conquistada pela arqueira campineira, Ana Machado, que foi aprovada na seletiva e irá representar o Brasil na competição mexicana entre os dias 12 e 17 de março.

Considerada por técnicos brasileiros e estrangeiros como uma grande promessa do tiro com arco, a jovem de apenas 19 anos voltou recentemente da Coreia do Sul, país que é referência mundial nesta modalidade. A atleta ficou por um mês no centro de treinamento Hyung Tak, para se preparar para conquistar uma vaga nas Olimpíadas de 2020, que acontecerá em Tóquio. “Tive a oportunidade de atirar com arqueiros do mundo todo e de conseguir aprender muito. O coach Kim, com quem eu treinei, modificou bastante a minha técnica, então agora o meu foco é continuar treinando para me adequar a essas mudanças”, disse Ana Machado.

Natural de Campinas (SP), Ana Clara Machado pratica Tiro com Arco desde 2009 e, atualmente, representa o Brasil em competições internacionais desta modalidade. Indicada pelo medalhista olímpico Tande (Vôlei) como promessa de medalha para as próximas Olímpiadas, a atleta já soma alguns títulos, como: 4° lugar na Olimpíada da Juventude em Nanjing 2014, Campeã Sul Americana cadete 2016, Vice-Campeã Pan Americana cadete 2016, Vice-Campeã nos Jogos Sul Americanos 2018, Campeã por equipe nos Jogos Sul Americanos 2018 e Vice Campeã Pan Americana juvenil 2018.

Esportes

Atletas de Hortolândia participam do Campeonato Paulista de Taekwondo

Publicado

em

Evento será neste final de semana no ginásio do CERET, no bairro do Tatuapé, em São Paulo

Atletas faixa-preta da escolinha esportiva de taekwondo da Prefeitura de Hortolândia participam neste final de semana (30 e 31 de outubro) do Campeonato Paulista na cidade de São Paulo.

A competição é organizada pela FETESP (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo). Os vencedores estarão classificados automaticamente para a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.


O taekwondo é uma arte marcial sul-coreana. Hoje em dia é um esporte difundido em todos os continentes e a modalidade é integrante dos Jogos Olímpicos.


Para a competição na capital paulista, a equipe hortolandense será representada pela atleta Bianca da Silva, categoria sub 17. Ela disputará a modalidade “poomsae”, que é a luta imaginária do taekwondo, onde são executados movimentos básicos de luta, técnicas de ataque e defesa.


Já na modalidade “kyorugui”, onde acontece o combate contra um oponente, Hortolândia contará com a participação de sete atletas: Nicolas de Sá Araújo (sub 11), Matheus Henrique Passos de Lima (sub 14), Letícia Vitória de Souza Silva (sub 17), João Paulo Chaves (sub 17), Enzo Paludo da Conceição (sub 17), Matheus Augusto da Silva Coelho (sub 21) e Caio Henrique Oliveira Souza (categoria adulto).

O Campeonato Paulista de Taekwondo será realizado no ginásio do CERET (Centro Esportivo Recreativo Educativo do Trabalhador), localizado na rua Canuto de Abreu, s/n°, Tatuapé, São Paulo.

TREINOS

A população de Hortolândia já pode retomar a prática de atividades esportivas, gratuitamente, de maneira segura e consciente, em diversos espaços esportivos. A Prefeitura disponibiliza vagas para treinos de kung-fu, judô, karatê, taekwondo, muay thai, capoeira e jiu jitsu, por exemplo, no Centro de Lutas. Podem se matricular meninos e meninas a partir dos sete anos de idade. Além do. O Centro de Lutas “Eliel Gomes”, fica na rua Brigadeiro Faria Lima, 400, na Vila Real.

Informações sobre vagas e outras modalidades esportivas, podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (19) 3897-2070 ou (19) 39651400, no ramal 7409.

Continue Lendo

Esportes

Ex-jogador profissional do Corinthians e Guarani Gleguer ministra palestra para crianças do Projeto Águia

Publicado

em

Atleta falará sobre importância do esporte na vida das crianças, mundo profissional e aconselhará sobre se manter longe das drogas e criminalidade

O ex-jogador profissional e campeão Paulista pelo Corinthians Gleguer ministrará uma palestra para as crianças e adolescentes atendidos pela Associação Projeto Águia, na Vila São Pedro. A atividade, que acontece neste sábado (23/10), às 8h, no Campinho “Arena Águia”, é conhecida como “Café com Conhecimento” e faz parte das ações de prevenção da entidade.

Além de jogar futebol profissionalmente, Gleguer hoje é comentarista esportivo da TV Bandeirantes de Campinas e da Rádio Bandeirantes. Durante a conversa o ex-goleiro, que jogou pelo Guarani, Corinthians, Cruzeiro, Vitória e mais seis times profissionais, e teve ainda uma passagem pela Seleção Brasileira, falará sobre a importância do esporte na vida das crianças, sobre o mundo do futebol profissional e as consequências do álcool e das drogas na vida das pessoas.

“Eu vivi e presenciei muitas coisas boas e ruins durante a minha vida profissional. A atividade ‘Café com Conhecimento’ é muito importante e vem de encontro com as ações da entidade, que é de tirar as crianças da ociosidade, do mundo da criminalidade e incentivar o esporte como ferramenta de mudança social. Por isso aceitei o convite. Quero que as crianças saibam o que é bom e o que não se deve fazer. Vai ser um bate papo interessante, e espero que, além de ensinar, aprender muito com as crianças do Projeto Águia”, afirma Gleguer.

O Café com Conhecimento já está na quinta edição e tem o objetivo de realizar um delicioso café da manhã para as crianças dos treinos da entidade, além de realizar palestras com profissionais de diversos temas e, depois, uma manhã com brincadeiras diversas para a garotada.

“Nós já treinamos nossas crianças todos os sábados e durante a semana. Mas quando pensamos em trazer pessoas profissionais para conversar com as crianças, queremos reforçar o que já pregamos para elas: a importância do cuidado com a família, a importância da fé em Deus e mostrar que existem diversos caminhos para se alcançar os objetivos e o esporte é uma alternativa que muda a vida das pessoas. É uma atividade de prevenção para a garotada. São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade e todo cuidado é pouco. Por isso, vamos lutar para que elas tenham um futuro melhor”, explica o fundador e voluntário da entidade, Reginaldo Prado.

A história do ex-goleiro

O ex-goleiro Gleguer começou a jogar futebol nas categorias de base do Guarani Futebol Clube, em 1988. O título mais importante do atleta no Guarani foi o título de Campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores, em 1994, vencendo o São Paulo Futebol Clube nos pênaltis. Em 1996 o atleta subiu para o time principal, e se tornou o goleiro titular do time Bugrino até 2000.

Em 2001, o ex-goleiro recebeu o principal contrato de sua vida. Gleguer assinou com o Esporte Clube Corinthians e foi campeão Paulista da série A e vice-campeão da Copa do Brasil. De volta ao Bugre, em 2001, Gleguer conseguiu se transferir para mais um time grande, o Cruzeiro Esporte Clube, e jogou até 2003 pela Raposa.
Depois o jogador se transferiu para a Associação Portuguesa de Desportos e ficou no time até 2005. Os outros clubes que o atleta atuou foram: 2006, Vila Nova, de Goiás; em 2007 passou por três clubes, Náutico, de Recife, América, de Natal e Bragantino, de Bragança Paulsta; 2008, Operário, de Mato Grosso do Sul; 2008 a 2009, Vitória, da Bahia; 2010, América Mineiro e terminou sua carreira em 2011, no time do Bragantino, de Bragança Paulista.

Além dos clubes, Gleguer conseguiu 14 convocações para a seleção de base e uma convocação para a Seleção Brasileira principal. “Eu estava em Tulon, na França, jogando pela Seleção Olímpica e a Seleção principal estava em Paris. Os goleiros convocados foram Dida e Carlos Germano. Dida se machucou durante os treinos e me chamaram para compor a Seleção Canarinha”, explica o arqueiro.

Ao se aposentar das “quatro linhas”, Gleguer foi treinador de dois times: o União Barbarense, de Santa Bárbara D’Oeste e o Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Títulos

1994 – Guarani – Campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores
2001 – Corinthians – Campeão Paulista da série A e vice-campeão da Copa do Brasil
2001 a 2003 – Cruzeiro – Campeão da Copa Sul-Minas e Campeão Mineiro
2007 a 2008 – Bragantino –* Campeão Brasileiro da série C
2008 a 2009 – Vitória – Bicampeão Bahiano

Continue Lendo

Esportes

Abertas inscrições para aulas gratuitas de capoeira na Vila União – Campinas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para as aulas gratuitas de capoeira no Parque Ecológico Luciano do Valle e na Associação Popular Arte do Saber, ambos na Vila União. Voltadas para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, as atividades são promovidas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.

A formanda em ‘Capoeira Boneca’, Nayara Celestino Oliveira Costa, realizará as aulas de capoeira aos sábados, começando no próximo dia 16 de outubro, das 10h às 11h, no Parque Ecológico Luciano do Valle.

O número total de participantes é 30 e as aulas vão até 13 de novembro. Informações sobre como participar no (19) 98247- 9672.

Já, na Associação Popular Arte do Saber, as oficinas de capoeira e maculelê acontecem a partir da sexta-feira, dia 15 de outubro, e seguem até 12 de novembro.

No total, são 25 vagas. Serão cinco oficinas, que serão realizadas às sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Rua Francisco Coelho, 189, fundos, com entrada pela rua Paulo Viana de Sousa, 2.200, Vila União. Informações sobre como participar com o ‘Mestre Salário’, Fábio Gabriel da Costa no (19) 98174 – 2204.

Continue Lendo

Populares