Connect with us

Cursos

Instituto Federal Hortolândia está com Inscrições abertas para vagas remanescentes 2º semestre

Avatar de Redação

Published

on

Instituto Federal de Hortolandia

Instituto Federal Hortolândia está com Inscrições abertas para vagas remanescentes 2º semestre

O IFSP – Instituto Federal de São Paulo Campus Hortolândia está com edital aberto para procedimentos que regulamentam o Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento de Vagas Remanescentes para ingresso, no segundo semestre de 2023, no Cursos Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Anuncio


O edital e todos os demais documentos do processo podem acessados em: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/NsZND7RrsWbKmKg

As inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/JZZgqfDRDVzPkep49

Advertisement

A classificação será por ordem de inscrição.

Confira o cronograma:

28/07 a 6/08 – INSCRIÇÕES

7/08 – DIVULGAÇÃO PRELIMINAR DOS INSCRITOS

Advertisement

8/08, até às 16h – RECURSO DA LISTA DE INSCRIÇÃO

9/08 – DIVULGAÇÃO DEFINITIVA DOS INSCRITOS

9 a 11/08 – MATRÍCULA ON-LINE

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

estudar

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito, que prepara para o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é noturno e acontece na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no bairro Barão Geraldo, em Campinas. Estudantes de todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cursinhotriu.com.br. Com 21 anos de existência, o Cursinho TRIU já ajudou a colocar centenas de estudantes em universidades conceituadas como Unicamp, USP, Unesp, PUC e instituições federais.

O cursinho popular nasceu da necessidade de lutar contra a desigualdade social e pelo respeito à diversidade, com a oferta de aulas gratuitas de preparação para o vestibular para que pessoas de baixa renda, vindas de escolas públicas, pudessem acessar ensino de qualidade e conquistar uma vaga em universidades.

Anuncio


Segundo um dos fundadores e coordenador do TRIU, Cabé Diniz, o objetivo principal é buscar a popularização da universidade pública e democratizar o acesso das classes populares e provenientes do ensino público. “Buscamos promover a formação integral, crítica, cidadã, participativa, acolhedora e que estimule a autonomia das pessoas; defendemos um modelo humano de educação, proporcionando um espaço de vivências culturais, artísticas, políticas e científicas diversas”, detalhou.

“O amor é uma ação, nunca simplesmente um sentimento”, A frase da professora, escritora e ativista social, Bell Hooks, resume o Cursinho Popular TRIU Professor João Leandro. Quem passou por lá sabe bem o que ela significa. Desde as aulas dentro da sala, o apoio psicológico e pedagógico, as atividades extraclasse para acender em cada aluno sua consciência e autoconhecimento, a problemática das lutas sociais e, também, atividades para tirar o peso que é se preparar para vestibulares e Enem, como as aulas de relaxamento e meditação realizadas nos intervalos. “Tudo é encantador no Triu. Conheci o cursinho depois de pesquisar na internet quando decidi voltar a estudar”, contou a hoje médica veterinária, Patricia Vieitez, que entrou na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), depois de prestar o Enem com um ano de cursinho.

Advertisement

Segundo Cabé, o cursinho foi se adequando às necessidades dos alunos no decorrer dos anos. “Em 2009, a heterogeneidade dos estudantes trouxe a necessidade de repensarmos a proposta pedagógica, dando origem a uma divisão dos estudantes em duas turmas com propostas distintas, considerando o histórico escolar e socioeconômico, bem como seu nível momentâneo de conhecimento técnico dos conteúdos”, explicou.

O modelo foi aprovado por Patricia. “Como fazia décadas que não estudava, optei por iniciar na turma tecnicamente menos avançada, mas conforme peguei ritmo troquei para a outra, porque gosto de me desafiar”, relatou ela, apaixonada por esse projeto tão acolhedor.

O cursinho é gratuito, mas a quem pode ajudar, é sugerida uma colaboração mensal simbólica utilizada em gastos com material, manutenção de equipamentos, cópias para simulados e até transporte para estudantes mais carentes financeiramente.

Com essa proposta, o TRIU contabiliza a passagem de quase 4 mil alunos nessas duas décadas, e mais de 700 professores voluntários. E pode dizer com orgulho que seus estudantes passam em vestibulares concorridos como engenharias, direito, medicina e licenciaturas diversas.

Advertisement

Quando aqueles quatro ex-estudantes, Cabé, Chicão, Luís Gustavo e Gustavo Modesto, idealizaram o Triu, lá em 2003, não imaginaram que o resultado seria tão gratificante e grandioso. “Toda vez que vejo um estudante realizado, me realizo junto. E tenho certeza de que estamos no caminho certo. Em frente e na luta sempre!”, resumiu Cabé.

SERVIÇO:

Como se inscrever no cursinho Triu?

Pelo site www.cursinhotriu.com.br. É gratuito. Vagas limitadas

Advertisement

Até quando?

Domingo, 25 de fevereiro

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

placa solar curso

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o curso visa preparar interessados para atuarem nesse setor em constante expansão.

Inscreva-se no curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica

Ao todo serão 20 vagas, com os seguintes requisitos: a pessoas precisa ter 18 anos ou mais, com Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas através deste LINK ou de forma presencial na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na rua José Athanázio Bueno, 260, no Jardim Santana.

Anuncio


As aulas terão início em 5 de março e seguem até 27 do mesmo mês, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, com atividades teóricas e práticas.

As aulas práticas ocorrerão no SENAI Sumaré, na avenida Rebouças, 3965, no Jardim São Carlos, às terças e quintas-feiras. Já as aulas teóricas serão ministradas na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Santana, 360, no Jardim Amanda, às quartas e sextas-feiras.

Advertisement

Para realizar a inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis e apresentar também os documentos de identificação destes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Moradores de Hortolândia poderão fazer cursos profissionalizantes gratuitos em creche municipal

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

cursos profissionalizantes gratuitos

Hortolândia oferecerá cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e adultos inscritos na Emei José Natalino Fonseca. Essas formações, direcionadas especificamente aos moradores do Jardim Boa Esperança, serão realizadas em colaboração com o Senai, atendendo a um pedido do Fundo Social de Solidariedade da cidade.

A iniciativa surge em resposta às diversas demandas da comunidade por oportunidades de capacitação. O anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes durante a cerimônia oficial de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes de verão na unidade, que atualmente atende 414 alunos matriculados do Berçário ao Jardim II.

Mais detalhes sobre os cursos profissionalizantes gratuitos

Anuncio


De acordo com a diretora da escola, Cristina de Souza, essa medida será especialmente benéfica para as famílias da região, algumas das quais em situação de vulnerabilidade social. “Para a comunidade, mães e pais, será um avanço, pois vai proporcionar aprendizado em benefício da própria família. A comunidade é muito carente”, destaca a gestora.

Ela ressalta que as famílias frequentemente solicitam cursos como corte e costura, pintura em tecido e informática, entre outros, de natureza profissionalizante, semelhantes aos atualmente oferecidos pelo Fundo Social. Conversas já foram realizadas nesse sentido, cabendo à escola ceder o espaço e aos demais parceiros disponibilizar formadores.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia
Nossa Cidade39 minutos ago

Quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia?

Você sabe quando começa a construção do novo Shopping de Hortolândia? Lembrando que o Hortolândia Mall terá mais de 50...

Chácaras Recreio Chácaras Recreio
Policial58 minutos ago

Vítima de violência doméstica, mulher mata companheiro após ser obrigada a consumir drogas, nas Chácaras Recreio

A polícia de Hortolândia foi até o bairro Chácaras Recreio, na divisa entre Hortolândia e Monte Mor, na madrugada desta...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Nossa Região2 horas ago

Imóveis com até 75% de desconto na região: confira detalhes do Leilão da Caixa

O Leilão da Caixa chegou e dará a oportunidade de pessoas da região de conquistarem um imóvel com descontos de...

Leilão da Caixa Leilão da Caixa
Brasil14 horas ago

Concurso da Caixa oferece 4 Mil vagas em diversas áreas; Salários variam entre R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00

A Caixa Econômica Federal (Caixa) divulgou um novo concurso público que promete abrir mais de 4 mil vagas em todo...

estudar estudar
Cursos16 horas ago

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito,...

manutenção e zeladoria manutenção e zeladoria
Nossa Cidade17 horas ago

Saiba quais regiões de Hortolândia receberam manutenção e zeladoria nas últimas semanas

As equipes de manutenção e zeladoria de Hortolândia estão empenhadas em aprimorar a infraestrutura urbana e promover a beleza da...

placa solar curso placa solar curso
Cursos17 horas ago

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia