Maior Superlua de 2025 poderá ser vista a olho nu a partir de amanhã (5)

superlua

O Brasil terá a oportunidade de observar a segunda superlua de 2025 a partir desta quarta-feira (5). Conhecida como “Superlua do Castor”, o fenômeno – que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu (ponto de maior proximidade com a Terra) – será o mais impressionante do ano, aparecendo até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o efeito visual acontece quando a Lua atinge sua fase cheia a menos de 360 mil quilômetros da Terra. A Superlua do Castor permanecerá visível por três dias consecutivos, podendo ser observada sem necessidade de equipamentos especiais.

Os melhores horários para observação variam conforme a região: aproximadamente 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife. O ideal é buscar locais com boa visibilidade do horizonte logo após o pôr do sol e torcer por condições climáticas favoráveis.

Esta será a penúltima oportunidade do ano para observar o fenômeno, que se repetirá no dia 4 de dezembro com a terceira e última superlua de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Sair da versão mobile