Lula cancela ida ao Brics após acidente doméstico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem à Rússia para participar da 16ª Cúpula do Brics, marcada para ocorrer entre 22 e 24 de outubro em Kazan. De acordo com informações do Palácio do Planalto, Lula sofreu um acidente doméstico, no último sábado (19), em que bateu a cabeça e recebeu cinco pontos na região occipital. Após ser atendido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, a equipe médica recomendou que ele evite viagens de longa distância, apesar de poder continuar com suas atividades diárias.

A cúpula será a primeira com a participação dos novos membros do bloco, incluindo Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. O presidente Lula participará do evento por videoconferência e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, liderará a delegação brasileira em Kazan. A principal pauta da reunião inclui a criação de uma nova categoria de “países parceiros”, que permitirá a adesão de novos países com direitos limitados em relação aos membros plenos do Brics.

Além disso, os líderes do bloco devem abordar questões globais como a crise no Oriente Médio, o desenvolvimento de operações políticas e financeiras dentro do grupo, e receber relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), liderado por Dilma Rousseff, além de outras entidades associadas ao Brics. O Brasil assumirá a presidência do Brics em 2024, sucedendo a Rússia no comando rotativo.

Sair da versão mobile