
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem requerer a devolução de valores descontados irregularmente nos últimos anos. O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, no site homônimo ou por meio do telefone 135.
Agora, é possível identificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos realizados por entidades e associações. Caso o beneficiário identique cobranças não autorizadas, poderá solicitar a restituição diretamente no Meu INSS, pelo site ou via central 135.
O INSS alerta que o aplicativo pode apresentar instabilidades devido ao alto volume de acessos. A autarquia informou que a Dataprev, responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando a plataforma para garantir seu funcionamento.
Atendimento presencial
Para auxiliar quem não utiliza meios digitais, o governo está em negociação com os Correios para disponibilizar atendimento presencial em 8,5 mil agências.
Como consultar
- Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível gratuitamente na App Store (iPhone) e Google Play Store (Android)).
- Crie uma conta com CPF e senha (a mesma senha vale para outros serviços do Gov.br).
- Também é possível acessar usando internet banking de bancos credenciados (opção “Entrar com seu banco”).
- Ative as notificações:
- Clique no sino (canto superior direito);
- Acesse “Configurar Notificações”;
- Selecione “Permitir notificações”.
Tipos de mensagens
- Para quem teve descontos: Notificação enviada a partir desta quarta (14) com orientações para restituição.
- Para quem não teve descontos: Mensagem enviada na semana passada informando: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Cuidado com golpes
O INSS reforça que não entra em contato por ligações ou SMS – a comunicação oficial ocorre apenas pelo Meu INSS. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os beneficiários podem ligar para o 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Dica: Para evitar filas, o melhor horário para atendimento é após as 16h ou aos sábados.
Para informações seguras, acesse apenas os canais oficiais:
- Site: gov.br/inss
- Redes sociais autorizadas do INSS.
Fonte: Agência Brasil
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