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A partir de hoje (14), segurados do INSS podem solicitar restituição de descontos indevidos: saiba como

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem requerer a devolução de valores descontados irregularmente nos últimos anos. O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, no site homônimo ou por meio do telefone 135.

Agora, é possível identificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

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Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos realizados por entidades e associações. Caso o beneficiário identique cobranças não autorizadas, poderá solicitar a restituição diretamente no Meu INSS, pelo site ou via central 135.

O INSS alerta que o aplicativo pode apresentar instabilidades devido ao alto volume de acessos. A autarquia informou que a Dataprev, responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando a plataforma para garantir seu funcionamento.

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Atendimento presencial
Para auxiliar quem não utiliza meios digitais, o governo está em negociação com os Correios para disponibilizar atendimento presencial em 8,5 mil agências.

Como consultar

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível gratuitamente na App Store (iPhone) e Google Play Store (Android)).
  2. Crie uma conta com CPF e senha (a mesma senha vale para outros serviços do Gov.br).
    • Também é possível acessar usando internet banking de bancos credenciados (opção “Entrar com seu banco”).
  3. Ative as notificações:
    • Clique no sino (canto superior direito);
    • Acesse “Configurar Notificações”;
    • Selecione “Permitir notificações”.

Tipos de mensagens

  • Para quem teve descontos: Notificação enviada a partir desta quarta (14) com orientações para restituição.
  • Para quem não teve descontos: Mensagem enviada na semana passada informando: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

Cuidado com golpes

O INSS reforça que não entra em contato por ligações ou SMS – a comunicação oficial ocorre apenas pelo Meu INSS. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os beneficiários podem ligar para o 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Dica: Para evitar filas, o melhor horário para atendimento é após as 16h ou aos sábados.

Para informações seguras, acesse apenas os canais oficiais:

  • Site: gov.br/inss
  • Redes sociais autorizadas do INSS.

Fonte: Agência Brasil

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