Filme ‘Ainda Estou Aqui’ vence Goya e cresce no exterior

ainda estou aqui

filme ainda estou aqui

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou mais três prêmios internacionais, consolidando sua trajetória de sucesso. No sábado (8), venceu o prêmio Goya 2025 na categoria de melhor filme íbero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a ganhar essa premiação na Espanha. No domingo (9), foi agraciado com o prêmio de público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda, e a atriz Fernanda Torres recebeu o prêmio Virtuoso no Festival Internacional de Santa Bárbara, nos Estados Unidos.

Prêmios internacionais

Na 39ª edição do Goya, o filme superou concorrentes da Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica. Em uma carta lida pelo cantor uruguaio Jorge Drexler, Walter Salles dedicou o prêmio ao cinema brasileiro e às famílias afetadas pela ditadura militar no Brasil.

No Festival Internacional de Cinema de Roterdã, o longa foi premiado pelo público, recebendo a maior média de votos na enquete oficial do evento.

Já nos Estados Unidos, Fernanda Torres recebeu o prêmio Virtuoso, concedido pelo Festival Internacional de Santa Bárbara a atores de destaque na indústria cinematográfica.

Sucesso de bilheteria

O longa já atraiu mais de 4,1 milhões de espectadores desde sua estreia em novembro de 2024, acumulando uma receita de R$ 85,41 milhões. Com esse desempenho, tornou-se a quinta maior bilheteria da história do cinema brasileiro.

O filme também concorre ao Oscar 2025 em três categorias: melhor filme, melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme internacional. A cerimônia será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles.

História e reconhecimento

Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui narra a trajetória de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, e sua luta após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. Fernanda Montenegro também integra o elenco, interpretando Eunice em seus últimos anos de vida.

Além dos prêmios recentes, o longa já venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de melhor atriz para Fernanda Torres, além de ter recebido o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza.

Sair da versão mobile