Yamaha Crosser Z 2025 chega ao Brasil com conforto e tecnologia, mas motor mais fraco levanta dúvidas

Yamaha Crosser Z

A Yamaha lançou no Brasil a nova XTZ 150 Crosser Z 2025, modelo que aposta em tecnologia e conforto para conquistar o público das motocicletas trail de baixa cilindrada. Com visual renovado e componentes modernos, como suspensão traseira com link, freio ABS de série e farol de LED com projetor, a Crosser tenta se posicionar como a trail mais confortável e tecnológica da categoria.

Porém, esse avanço veio com uma renúncia: o motor perdeu potência, passando de 12,4 cv para 11,7 cv com etanol. A alteração foi feita para atender às novas normas de emissão do PROMOT M5, que exigiram mudanças no escape e na calibração do motor. Para muitos motociclistas, isso tornou a moto “mais lenta” — algo que contrasta com seu novo preço sugerido de R$ 21.490, valor R$ 500 acima da versão anterior.

Mais conforto, menos desempenho

A grande aposta da Yamaha está na experiência de condução. A suspensão Monocross com link, herança de motos maiores, garante absorção progressiva de impactos, ideal para ruas irregulares. Segundo avaliações de usuários, ela supera a principal rival, a Honda Bros 160, em termos de conforto na cidade.

No pacote tecnológico, a Crosser Z 2025 oferece:

Honda Bros x Yamaha Crosser: qual vale mais?

A escolha entre as duas é uma batalha de prioridades. A Honda Bros lidera em desempenho, com um motor de 14,3 cv (22% mais potente), ideal para quem precisa viajar ou andar com garupa. Já a Crosser brilha nos quesitos segurança, conforto urbano e recursos eletrônicos, que fazem diferença no dia a dia nas cidades.

A decisão depende do que você valoriza: força e agilidade (Honda) ou conforto e tecnologia (Yamaha).

Crosser Z 2025: ideal para que tipo de piloto?

A Yamaha Crosser Z 2025 é indicada para quem:

Contudo, não é a moto ideal para quem viaja com frequência ou precisa de um motor forte para ultrapassagens e trechos longos. Além disso, apesar da excelente suspensão, o assento rígido compromete o conforto total. Muitos pilotos acabam optando por substituir o banco original.

Sair da versão mobile