A Porsche abriu oficialmente a pré-venda dos novos Cayenne Electric e Cayenne Turbo Electric, modelos que marcam a entrada da marca alemã em uma nova fase de eletrificação global. Os SUVs já podem ser reservados no Brasil com preços sugeridos de:
- R$ 900 mil para o Cayenne Electric
- R$ 1.410.000 para o Cayenne Turbo Electric
As primeiras unidades serão entregues no segundo semestre de 2026.
Desempenho extremo: até 1.156 cv e 0 a 100 km/h em 2,5 segundos
O presidente da Porsche AG, Oliver Blume, afirma que a nova linha “estabelece novos padrões no segmento de SUVs elétricos”, trazendo tecnologias derivadas do automobilismo.
Cayenne Turbo Electric
- 0 a 100 km/h: 2,5 segundos
- Velocidade máxima: 260 km/h
- Potência máxima com Launch Control: 850 kW (1.156 cv)
- Torque: 1.500 Nm
- Potência no modo normal: 630 kW (857 cv)
- Push-to-Pass: +130 kW (176 cv) por 10 s
Cayenne Electric
- Potência normal: 300 kW (408 cv)
- Com Launch Control: 325 kW (442 cv)
- 0 a 100 km/h: 4,8 segundos
- Velocidade máxima: 230 km/h
Ambos trazem tração integral com Porsche Traction Management (ePTM).
Chassi e suspensão avançados para maior estabilidade
A linha elétrica do Cayenne conta com:
- Suspensão pneumática adaptativa com PASM (de série)
- Diferencial traseiro autoblocante PTV Plus (exclusivo do Turbo)
- Direção no eixo traseiro (opcional)
- Porsche Active Ride, sistema que usa atuadores elétricos para estabilidade ativa
Esses recursos aumentam a precisão dinâmica e ampliam a versatilidade do SUV em diferentes condições de uso.
Recuperação de energia recorde: até 600 kW
O Cayenne Electric recebeu um dos sistemas regenerativos mais potentes do mercado:
- Recuperação de até 600 kW
- 97% das frenagens realizadas pelos motores elétricos
- Bateria de 113 kWh com refrigeração dupla
Recarga ultrarrápida
A arquitetura de 800 volts permite:
- De 10% a 80% em menos de 16 minutos
- Autonomia adicional de 300 km em apenas 10 minutos
- Carregamento por indução opcional de 11 kW com Porsche Wireless Charging
Design aerodinâmico e elementos exclusivos
O visual segue a identidade Porsche, com:
- Capô baixo
- Faróis Matrix LED estreitos
- Para-lamas ressaltados
- Versão Turbo com detalhes na cor Turbonite
O coeficiente aerodinâmico de 0,25 coloca o Cayenne Electric entre os SUVs mais eficientes da categoria. O modelo possui ainda spoiler adaptativo e aeroblades móveis.
Interior ampliado, mais tecnologia e até 3,5 toneladas de reboque
O entre-eixos maior, agora com 3.023 mm, amplia o espaço interno. O porta-malas varia entre:
- 781 e 1.588 litros (traseiro)
- 90 litros (dianteiro)
Os bancos traseiros têm ajuste elétrico e a capacidade de reboque chega a 3,5 toneladas.
Novo Flow Display e interior digital
O Cayenne Electric estreia o sistema Flow Display, um painel OLED curvo integrado ao console central, com:
- Painel de instrumentos de 14,25″
- Tela opcional para o passageiro de 14,9″
- Head-up display com realidade aumentada equivalente a uma tela de 87″
- Assistente virtual Voice Pilot com IA e acesso online
Porsche confirma continuidade dos motores a combustão
Segundo Matthias Becker, executivo de Vendas e Marketing da Porsche:
“A eletrificação do Cayenne define novos padrões, mas continuaremos oferecendo versões a combustão e híbridas na próxima década.”
Perguntas e respostas sobre o Cayenne Electric
Quando o Cayenne Electric chega ao Brasil?
As entregas começam no segundo semestre de 2026.
Qual o preço dos modelos?
R$ 900 mil (Electric) e R$ 1.410.000 (Turbo Electric).
Qual é o desempenho do Cayenne Turbo Electric?
Até 1.156 cv, 0–100 km/h em 2,5 s e máxima de 260 km/h.
O modelo tem recarga ultrarrápida?
Sim. De 10% a 80% em menos de 16 minutos.
O Cayenne elétrico mantém capacidade de reboque?
Sim. Suporta até 3,5 toneladas.
Quais são as inovações tecnológicas do interior?
Flow Display, telas OLED, head-up display com AR e assistente com IA.
fonte alpha autos
