A indústria automotiva brasileira alcançou um marco histórico com a apresentação do primeiro caminhão betoneira 10×4 fabricado no País. O protótipo do Mercedes-Benz Atego 3330 10×4 foi desenvolvido em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, e agora será submetido a testes operacionais pela Engemix, referência no transporte e fornecimento de concreto.
Segundo a Mercedes-Benz, o novo modelo chega para atender uma demanda específica do setor da construção civil, oferecendo maior capacidade de carga e produtividade.
Inovação no setor da construção civil
O Atego 3330 10×4 betoneira se destaca pela capacidade de transportar até 10 metros cúbicos de concreto. A configuração inédita inclui um quinto eixo rodado duplo e esterçável — tecnologia desenvolvida pela Hiero — tornando o caminhão único no mercado nacional.
“O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. Ter o cliente no centro das nossas atenções é parte da nossa história, e esse projeto reforça nossa busca por soluções inovadoras”, destacou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil.
Mais produtividade e rentabilidade
De acordo com Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz, o novo modelo garante alta capacidade de carga, manobrabilidade e dirigibilidade, fatores essenciais para operações urbanas e de obras.
A adaptação foi feita a partir do modelo de série Atego 3330 8×4, já consolidado no mercado. O projeto envolveu engenheiros da Mercedes-Benz e da Hiero, além do fornecimento do balão da betoneira pela Liebherr, reconhecida mundialmente em equipamentos para construção.
Testes e próxima etapa
O caminhão será testado em campo pela Engemix, permitindo validar sua performance em condições reais de operação. Para a Mercedes-Benz, a iniciativa demonstra a importância da colaboração entre fabricantes e fornecedores e reforça seu compromisso em oferecer soluções de qualidade, confiáveis e adaptadas às exigências do mercado brasileiro.
fonte alpha autos
