A JAC Motors deu sinais de que pode ampliar sua atuação no mercado brasileiro de veículos comerciais. Durante o Congresso Fenabrave 2025, a fabricante chinesa, considerada a maior exportadora de caminhões leves da China, revelou que está em fase final de avaliação para iniciar operações próprias no Brasil com uma nova linha de caminhões a diesel.
Se confirmada, a operação será conduzida diretamente pela matriz chinesa, de forma independente do Grupo SHC, que representa a marca no Brasil desde 2011. A futura subsidiária terá como foco caminhões entre 9 e 25 toneladas de PBT, voltados exclusivamente para o segmento de combustão.
Mudança estratégica no mercado nacional
Até agora, a JAC Motors vinha atuando no país apenas no setor de veículos elétricos — vans, utilitários, caminhões e picapes — comercializados com exclusividade pelo Grupo SHC. Hoje, a marca já detém 50% do mercado de vans elétricas e 50% dos caminhões elétricos emplacados no Brasil.
No entanto, a decisão de investir também em modelos a diesel acompanha a previsão de crescimento do mercado de caminhões no país, que deve superar 100 mil unidades comercializadas em 2025. A estratégia é mirar os segmentos de caminhões médios e pesados, onde a concorrência é forte, mas há espaço para novas opções.
Congresso Fenabrave: ponto de virada
A participação da JAC Motors no Congresso Fenabrave é considerada um passo decisivo para o projeto. A empresa busca conhecer melhor as dinâmicas do mercado brasileiro, além de estabelecer parcerias estratégicas com grupos de concessionárias que possam viabilizar sua entrada oficial no setor de caminhões a diesel.
Segundo informações de bastidores, a definição sobre a instalação da nova subsidiária no Brasil deve ocorrer nos próximos meses, conforme avançam as negociações e análises de viabilidade comercial.
Se confirmada, a movimentação representará uma reconfiguração importante no setor de veículos comerciais no Brasil, colocando a JAC Motors como concorrente direta de marcas tradicionais.
fonte alpha autos