Honda City Sedan 2025 chega ao mercado brasileiro para reforçar sua presença no disputado segmento dos sedãs compactos, enfrentando concorrentes como Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus e o líder Chevrolet Onix Plus. A nova linha traz mudanças visuais, mais recursos de segurança e novidades em conectividade, sem abrir mão do conforto e da eficiência já conhecidos do modelo.
Versões e preços
A linha 2025 é oferecida em quatro configurações:
- LX – A partir de R$ 117.500, com câmbio CVT, multimídia de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay (com fio), câmera de ré multivisão e porta-malas de 519 litros.
- EX – A partir de R$ 135.000, inclui pacote Honda SENSING, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado com saída traseira e chave Smart Entry.
- EXL – A partir de R$ 142.300, adiciona myHonda Connect, sistema LaneWatch, bancos em couro e painel digital TFT de 7”.
- Touring – Topo de linha, parte de R$ 150.800 e agrega multimídia com conexão sem fio, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e mais recursos de assistência ao motorista.
Visual renovado e mais tecnologia – Honda City Sedan 2025
O design recebeu novo para-choque, grade redesenhada e detalhes cromados na dianteira. Na traseira, o para-choque foi atualizado com refletores horizontais. Todas as versões ganharam novas rodas de liga leve — aro 15” na LX e aro 16” nas demais.
A central multimídia ganhou interface mais moderna e melhor definição. Nas versões EX, EXL e Touring, há conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O carregador por indução e as portas USB tipo C traseiras também fazem parte do pacote a partir da EX.
Desempenho e conforto
Sob o capô, permanece o motor 1.5 flex de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio CVT com recursos Step-shift (simulação de trocas de marchas) e EDDB (freio-motor em descidas).
Nos testes urbanos, o câmbio CVT e a direção elétrica proporcionaram respostas suaves e condução estável. A suspensão se destacou pela absorção precisa de irregularidades, enquanto o isolamento acústico manteve o conforto. Na estrada, o conjunto apresentou bom desempenho, estabilidade e segurança nas curvas.
Segurança reforçada – Honda City Sedan 2025
Todas as versões vêm com seis airbags e câmera de ré. O Honda SENSING, que agora inclui função Low Speed Follow no controle de cruzeiro adaptativo, está presente a partir da EX. As versões EXL e Touring contam ainda com o LaneWatch, que ajuda a reduzir pontos cegos.
O Honda City Sedan 2025 se consolida como uma opção completa para quem busca um sedã confortável, seguro e com bom pacote tecnológico. Os destaques vão para o acerto da suspensão, a eficiência do câmbio CVT e o conjunto de segurança e conectividade nas versões mais completas. O único ponto que poderia ampliar sua competitividade seria a inclusão de uma motorização turbo.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Sumitomo Rubber do Brasil divulga relatório com ações de 2024
A indústria automotiva vem observando uma transformação significativa nas práticas corporativas voltadas à responsabilidade socioambiental. A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, apresentou no CSR Report 2025 os resultados alcançados em 2024, consolidando ações nos pilares ESG e evidenciando seu papel estratégico na América do Sul.
Localizada em Fazenda Rio Grande (PR), a unidade fabril da empresa opera com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia e demonstrou em seu relatório avanços em governança, ecologia, inovação, bem-estar e integridade, seguindo os princípios da metodologia GENKI. Em mensagem institucional, o presidente da SRB, Hisaya Kamohara, destaca: “Uma empresa só encontra seu verdadeiro rumo quando compreende com clareza a sua razão de existir […] é por isso que a Nossa Filosofia é vivida de forma tão intensa: ela nos guia, inspira e fortalece nosso caminho”.
McKinsey projeta 30% de veículos elétricos no Brasil até 2035
A mobilidade elétrica no Brasil está prestes a dar um salto significativo. Um estudo da consultoria McKinsey & Company revela que 30% dos veículos vendidos no país em 2035 serão totalmente elétricos. A projeção será apresentada com exclusividade no C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, em paralelo ao E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes.
Segundo Daniele Nadalin, sócio associado da McKinsey e responsável pelo Centro da Mobilidade Futura da consultoria na América Latina, o cenário aponta para uma transformação já em curso. “As barreiras à eletrificação estão caindo. Há um ambiente favorável, tanto do ponto de vista regulatório quanto tecnológico, e uma abertura maior do consumidor”, afirma o executivo. De acordo com o estudo, 44% dos brasileiros pretendem adquirir um veículo híbrido ou elétrico no futuro próximo.
YANMAR amplia produção e centraliza operações em nova unidade
A YANMAR, multinacional japonesa especializada em soluções compactas para os setores agrícola, construção civil, motores industriais, marítimos e sistemas de energia, anunciou a construção de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Indaiatuba (SP). O investimento de R$ 280 milhões será realizado em etapas até 2030, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva, integrar operações e modernizar processos.
Segundo Wagner Santaniello, gerente de Inovação e Marketing da YANMAR South America, a nova planta será essencial para superar desafios logísticos e operacionais enfrentados atualmente. “Hoje enfrentamos desafios de espaço, estoque e logística de peças, além de buscarmos constantemente melhorias na segurança operacional. Esta nova fábrica será fundamental para superarmos esses obstáculos e atendermos a demanda do mercado”, afirma.
Geely EX5 estreia no Brasil com versões e preços definidos
A Geely Auto oficializou sua entrada no mercado brasileiro com o lançamento do EX5, SUV elétrico que marca o início das operações da marca no país. O modelo é o primeiro veículo global da montadora chinesa e parte da estratégia internacional de veículos de nova energia (NEV), homologado para mais de 90 países. A chegada do EX5 ao Brasil foi precedida por uma campanha de pré-venda e exposição em 22 shoppings, e será acompanhada pela inauguração de oito das 23 concessionárias previstas até o fim de 2025.
Disponível em duas versões, o EX5 Pro e o EX5 Max, o SUV tem preços de R$ 205.800 e R$ 225.800, respectivamente. Ambas as configurações trazem motorização elétrica, painel digital, sistema de som, conectividade 4G e visão 360 graus. A versão Max adiciona teto solar panorâmico, sistema de som com 16 alto-falantes, head-up display e 13 sistemas de assistência ao condutor (ADAS).
Rafael Pelizzari é o novo Diretor Geral da Knorr-Bremse na América do Sul
A Knorr-Bremse, multinacional alemã especializada em sistemas de freios e soluções para veículos comerciais e ferroviários, anunciou uma mudança significativa em sua liderança regional. Rafael Pelizzari foi nomeado Diretor Geral para comandar as operações da companhia na América do Sul. A nomeação marca um novo capítulo na trajetória da empresa, que busca fortalecer sua presença no continente por meio de estratégias voltadas à inovação tecnológica e à sustentabilidade.
A nomeação foi oficializada na sede da companhia em São Paulo, onde Pelizzari destacou o papel da equipe local e o alinhamento com as unidades globais. “É uma honra assumir a direção geral das operações da Knorr-Bremse na América do Sul, onde contamos com uma equipe experiente e altamente qualificada. Trabalhando em conjunto com as outras equipes do Grupo ao redor do mundo, esperamos construir um futuro promissor para a companhia”, declarou o executivo.
Volvo CE celebra 50 anos de produção industrial em Pederneiras
A fábrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) em Pederneiras, interior de São Paulo, completa 50 anos de operação em 2025. A unidade, que começou suas atividades em 1975 sob a marca Clark, tornou-se uma referência global em produção de equipamentos de construção. Com quase 100 mil máquinas fabricadas ao longo de cinco décadas, a planta se destaca pela eficiência industrial, vocação exportadora e compromisso com a sustentabilidade.
Integrante do sistema global de produção da Volvo CE, a fábrica atende toda a América Latina e exporta para mercados exigentes como Estados Unidos, Europa e Ásia. Atualmente, são produzidos carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados. “Ao longo destes anos, testemunhamos uma revolução em nosso segmento. Quando começamos, as máquinas já eram muito robustas. Hoje, o mercado demanda equipamentos de alta tecnologia embarcada, com foco na produtividade, disponibilidade, conectividade e segurança”, afirma Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras.
ZF acelera reestruturação e foca em eficiência operacional
A ZF Friedrichshafen AG, grupo global de tecnologia automotiva, intensificou seu processo de reestruturação e realinhamento estratégico no primeiro semestre de 2025. A empresa, sediada em Friedrichshafen, Alemanha, apresentou os resultados financeiros do período na última quinta-feira, revelando uma queda na receita de vendas, mas um aumento significativo na lucratividade. O movimento ocorre em meio a um cenário desafiador para o setor automotivo, marcado por estagnação na produção global de veículos, lenta expansão da eletromobilidade e incertezas comerciais.
Durante a apresentação, o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, afirmou que a companhia está conduzindo o programa de reestruturação mais abrangente de sua história. “Estamos priorizando totalmente a lucratividade, a competitividade e nos posicionando para enfrentar os desafios do futuro”, declarou. A estratégia inclui ajustes na capacidade de produção, revisão de estruturas corporativas e avaliação do portfólio de produtos com foco em retorno sobre o capital investido.
Entre janeiro e junho de 2025, a ZF registrou receita de vendas de €19,7 bilhões, uma queda de 10,3% em relação ao mesmo período de 2024. A redução foi impactada pela transferência da unidade de montagem de eixos para a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules GmbH. Apesar disso, o EBIT ajustado subiu para €874 milhões, com margem de 4,4%, frente aos 3,5% do ano anterior. O fluxo de caixa livre ajustado também apresentou melhora, atingindo €465 milhões, contra um resultado negativo de €494 milhões em 2024.
François Provost é o novo CEO do Renault Group com mandato de quatro anos
O Renault Group anunciou a nomeação de François Provost como novo Chief Executive Officer da Renault S.A. e Presidente da Renault s.a.s., além de administrador das duas entidades. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da companhia, presidido por Jean-Dominique Senard, após recomendação do Comitê de Governança e Remuneração. O mandato será de quatro anos.
A nomeação ocorre em um momento de transição estratégica para o grupo francês, que busca acelerar sua transformação diante das mudanças estruturais da indústria automotiva. Provost, que atuava como Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer, possui 23 anos de experiência no Renault Group e assume o cargo com o objetivo de garantir continuidade e agilidade na execução dos planos da empresa.
Sistema de suspensão exige atenção na manutenção veicular
A análise minuciosa do sistema de suspensão tem ganhado atenção nas oficinas e nos manuais de manutenção. Em um momento em que a segurança veicular ocupa protagonismo entre os consumidores e fabricantes, conhecer os componentes que sustentam a estrutura automotiva tornou-se essencial para motoristas e mecânicos. O sistema de suspensão, ativo em tempo integral, conecta o chassi às rodas e responde diretamente pela estabilidade do veículo.
Esse conjunto é composto por itens como amortecedores, molas, braço oscilante, bandeja, pivô, coxim, barra estabilizadora e buchas. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, esses componentes atuam em conjunto para manter o carro em contato com o solo, absorver impactos e garantir controle em curvas. “É composto por diversos componentes, como amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja, pivô, coxim, barra estabilizadora, buchas, entre outros”, destaca.
Eaton abre inscrições para Programa de Estágio 2026 em seis cidades
A Eaton, multinacional especializada em gerenciamento inteligente de energia, anunciou a abertura de inscrições para seu Programa de Estágio 2026. Com mais de 80 vagas disponíveis, a iniciativa contempla estudantes de cursos superiores e técnicos com previsão de formação entre 2026 e 2027. As oportunidades estão distribuídas pelas unidades da empresa em Caxias do Sul (RS), Mogi Mirim (SP), Porto Feliz (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Valinhos (SP). As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.programadeestagios.com.br/eaton.
O processo seletivo, que ocorre entre os dias 4 e 31 de agosto, será realizado em formato Blind-CV, ocultando dados como nome, sexo, idade e raça dos candidatos. A medida reforça o compromisso da empresa com práticas de Inclusão & Diversidade. “O Programa de Estágio da Eaton busca oferecer uma oportunidade de entrar e conhecer o mercado de trabalho a estudantes para que eles se desenvolvam em suas carreiras e conheçam, na prática, o trabalho em sua área. Dessa forma, eles ganham em conhecimento e experiência e a empresa com futuros profissionais capacitados”, afirma Petra Godoy, diretora de RH da Eaton.
