GAC Aion V é avaliado com 5 estrelas em testes de segurança da Euro NCAP

O GAC Aion V, modelo elétrico lançado no Brasil em maio de 2025, conquistou cinco estrelas nos testes de segurança realizados pela Euro NCAP, entidade europeia reconhecida por suas avaliações rigorosas. O resultado, divulgado em 8 de setembro, coloca o veículo entre os mais seguros do país e destaca o modelo como um dos dez elétricos mais vendidos, segundo dados da Fenabrave.

Segundo Leonardo Lukacs, Diretor de Engenharia e Manufatura da GAC Brasil, “o Aion V foi projetado seguindo os protocolos mais avançados e rigorosos do mercado mundial, oferecendo segurança e tecnologias embarcadas de última geração”.

Proteção completa para ocupantes e crianças

Nos testes de colisão frontal, o habitáculo se manteve estável, garantindo proteção para joelhos e coxas dos ocupantes dianteiros, independente do tamanho ou posição no veículo. O impacto contra barreira rígida e deformável também comprovou a capacidade do veículo de reduzir os efeitos de colisões frontais.

O modelo obteve pontuação máxima em impactos laterais, incluindo colisões severas contra postes. O airbag entre os assentos dianteiros foi aprovado como medida de segurança para reduzir lesões entre os ocupantes.

Crianças também são protegidas com eficiência: os testes com dummies de 6 e 10 anos confirmaram alto nível de segurança em colisões frontais e laterais. O airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado para acomodar dispositivos de retenção voltados para trás, com sinalização clara ao motorista.

Sistemas avançados de assistência e proteção

O GAC Aion V integra um pacote completo de tecnologias ADAS, incluindo:

Além disso, portas e janelas podem ser abertas facilmente após impactos, facilitando a retirada dos ocupantes. Os bancos e apoios de cabeça oferecem proteção contra lesões por chicotada em colisões traseiras, garantindo segurança completa para todos os passageiros.

O desempenho do GAC Aion V confirma que segurança, tecnologia e eficiência podem caminhar lado a lado no mercado de veículos elétricos.

fonte alpha autos

Sair da versão mobile