Adulteração de lubrificantes será tema do IX Lubescon em Campinas

oleo-motor

A adulteração de lubrificantes no Brasil estará no centro dos debates do IX Lubescon – Congresso Internacional de Lubrificantes e Graxas, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em Campinas (SP). O encontro reunirá especialistas, empresários e representantes de órgãos reguladores para discutir os riscos da comercialização irregular, que já representa cerca de 20% do mercado nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

Segundo Nilson Morsch, diretor-presidente do SIMEPETRO, os fabricantes clandestinos trazem sérios prejuízos ao setor e aos consumidores.

“O mercado de lubrificantes já sofre há alguns anos com estes produtores que não seguem as regras da ANP, gerando uma disfunção mercadológica e impactos diretos ao consumidor”, afirma.


📌 Programação e autoridades confirmadas

O congresso contará com a presença de Júlio Nishida, Superintendente de Fiscalização e Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que apresentará uma palestra sobre o combate às fraudes no setor de lubrificação.

Outro destaque será o bate-papo estratégico sobre a qualidade dos lubrificantes e seus efeitos no desempenho dos veículos, com a participação de:


🚗 Impactos da adulteração de lubrificantes

Diferente dos combustíveis adulterados, os efeitos dos óleos de baixa qualidade são menos imediatos.

“O óleo automotivo é silencioso, porque os problemas aparecem depois de alguns meses, com formação de borras e quebra dos motores. Isso gera prejuízos ainda maiores ao usuário”, explica Morsch.

Para enfrentar o problema, o SIMEPETRO e entidades parceiras estão desenvolvendo uma ferramenta técnica que dará um DNA aos produtos, permitindo rastrear a origem dos lubrificantes e dando mais segurança ao consumidor.


🛠️ III Feilub – Feira de Negócios de Lubrificantes e Graxas

Na sequência do congresso, será realizada a III Feilub, no mesmo espaço, reunindo fabricantes de óleos, graxas, aditivos, além de fornecedores de equipamentos e serviços. O evento busca fortalecer a integração da cadeia produtiva e incentivar práticas comerciais alinhadas às normas da ANP.


📍 Serviço

fonte alpha autos

Sair da versão mobile