Chuva forte: Defesa Civil alerta para tempestades na região

chuva

A chuva forte que atinge o estado de São Paulo nesta segunda-feira provoca risco elevado de tempestades na Região Metropolitana de Campinas. A Defesa Civil reforça que o avanço de uma frente fria pelo litoral e a chegada de umidade da Amazônia criam um ambiente favorável a volumes intensos de água, ventos fortes e descargas elétricas.

Chuva forte preocupa municípios vizinhos

O aviso abrange cidades como Hortolândia, Sumaré, Monte Mor, Paulínia, Campinas e Americana. De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica perigo para chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm por dia em alguns pontos. Há chance de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e condição para queda isolada de granizo.

A previsão mostra risco de danos à rede elétrica, quedas de árvores e alagamentos em vias urbanas, principalmente em áreas com drenagem comprometida.

Temperaturas ficam mais baixas

A instabilidade mantém temperaturas abaixo da média para esta época do ano. Em São Paulo, os termômetros variam entre 17°C e 22°C. Na RMC, a tendência é semelhante, com sensação térmica mais amena até quinta.

Orientações à população

• Evitar trafegar por áreas com histórico de alagamento.
• Redobrar atenção ao volante devido à baixa visibilidade.
• Não se abrigar sob árvores durante tempestades com raios.
• Acionar a Defesa Civil pelo 199 em caso de emergência.

Sair da versão mobile