A atração principal deste fim de semana no Museu Estação Jacuba é a exposição “Representatividade ‘Super’ Importa”, que apresenta 32 ilustrações de super-heróis negros dos quadrinhos e do cinema, como Pantera Negra e Tempestade (X-Men).
As obras foram criadas por professores de artes da rede municipal de Hortolândia e artistas convidados, incluindo Edson Xis, Elisabete Priedols, José Reis, Leidiane Souza, Melissa Gouvea, Rafael Ghiraldelli, Rafael Noronha e Ricardo Castro.
A exposição, com curadoria de Adelson dos Santos, coordenador dos professores de artes da Secretaria de Educação, foi inicialmente exibida em novembro de 2023, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Depois, passou pela Estação Cultura e Casa de Cultura Aquarela, em Campinas, além de três escolas estaduais de Hortolândia. Agora, encerra sua circulação no Museu Estação Jacuba, onde foi inaugurada no último dia 11.
Sobre o Museu Estação Jacuba
O museu funciona no prédio da antiga Estação Jacuba de trem, restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Seu acervo conta com objetos, fotos e materiais históricos sobre a estação e o município, distribuídos em várias salas.
Durante a visita, há a possibilidade de ver um trem passando pela via férrea ao lado do museu—um momento ideal para fotos e vídeos. Por segurança, os visitantes são orientados a não ultrapassar a grade da plataforma externa.
Outro atrativo tecnológico do museu é uma câmera 360° de monitoramento de trens, instalada em parceria com o grupo Railcam Brasil. O equipamento transmite imagens em tempo real no YouTube, e o espaço conta com Wi-Fi gratuito para que visitantes possam registrar a experiência.
Além das exposições e registros fotográficos, o público pode aproveitar a área externa arborizada, que conta com duas mangueiras e uma caramboleira, proporcionando sombra e um ambiente agradável para descanso.
