Hortolandense Rafael Ghiraldelli promove uma videoaula que debate o cartum

cartum

A videoaula é gratuita e será disponibilizada nos canais do YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia e do próprio Rafael Ghiraldelli.

Rafael Ghiraldelli, que além de artista visual também é arte-educador, fará o lançamento de uma videoaula gratuita de 30 minutos, no próximo dia 15 de dezembro, Quinta-Feira, às 20h, intitulada “O cartum como campo de interação entre o humor, a sátira e a crítica”. A exibição será disponibilizada nos canais do YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia e do próprio Rafael Ghiraldelli e, para assistir, não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição.

O principal objetivo é fazer com que o espectador compreenda que nem sempre a linguagem expressiva do cartum é humorística, além de mostrar outras alternativas para o desenhista explorar conforme as narrativas gráficas desejadas.

Proponente do projeto, Ghiraldelli comenta que a referida aula é aberta ao público interessado, e que ela consiste de momentos de fala perante a câmera, intercalados com demonstrações feitas de próprio punho utilizando técnicas de desenho em suporte digital e material audiovisual, organizado na forma de slides que visam elucidar como artistas como Francisco Goya, Honoré Daumier e Ângelo Agostini estabeleciam diálogos com a linguagem do cartum em suas respectivas obras.

A METODOLOGIA DA AULA

Graças à sua experiência no assunto, Rafael Ghiraldelli disponibiliza uma videoaula na qual aborda os seguintes tópicos:

A realização do projeto se dá via edital ProAC Expresso Direto nº 39/2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia.

SERVIÇO

Participe através deste link, na data e horário indicados acima: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortolândia

SOBRE RAFAEL GHIRALDELLI

Rafael Ghiraldelli é mestre em Artes Visuais, atua como artista visual, arte-educador e ilustrador nas cidades de Hortolândia, Campinas e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura. Dirigiu o curta-metragem experimental “A última guerra em Canudos: a barganha” (2015), onde teve a oportunidade de divulgar seu trabalho em mostras de cinema pelo Brasil, além de continuar a narrativa em questão através de uma webcomic publicada desde 2018. Para saber mais, acesse o Canal no YouTube do artista.

Sair da versão mobile