Hortolândia se prepara para se tornar uma grande exposição de grafite durante o Galeria Urbana Festival, que acontece neste sábado e domingo (15 e 16). O evento reunirá 25 artistas que grafitarão o muro de 300 metros da Usina de Reciclagem de Entulho (URE), localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, no Parque Peron. As obras serão produzidas das 9h às 17h, com acesso gratuito para o público.
Sob a curadoria do artista Leandro Kranium, o festival terá como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Cada artista poderá escolher um dos objetivos para desenvolver sua obra, incorporando conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. A iniciativa é da Secretaria de Cultura em parceria com Kranium, que destaca o caráter contemporâneo do evento.
“Com princípios de equidade, diversidade, pluralidade e participação popular, o festival se propõe a ser um evento que reflete os tempos atuais e promove um espaço inclusivo para a arte urbana”, explica o curador. O grupo de artistas inclui participantes de Hortolândia, municípios vizinhos, outras regiões do estado de São Paulo, da capital e até de outros países, todos selecionados por meio de inscrição prévia.
Além das intervenções artísticas, o festival oferecerá oficinas de arte urbana e apresentações culturais. Como parte preparatória do evento, a organização já promoveu em outubro a grafitagem de cinco residências sorteadas entre moradores que se inscreveram para participar, levando a arte urbana para diferentes pontos da cidade.
