Encontro Brasileiro de Autos Antigos completa 10 anos e espera reunir 500 mil pessoas a partir de quinta-feira, dia 19, em Águas de Lindoia

Encontro Brasileiro de Autos Antigos EBAA de Águas de Lindoia

“Best in Show” no Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia (EBAA), que começa na quinta-feira, 19 de junho, e vai até domingo, 22 de junho de 2025, é um evento que homenageia os carros mais premiados desde a primeira edição, em uma exposição especial. O EBAA, que celebra 10 anos, espera receber mais de 500 mil pessoas e tem entrada gratuita para visitantes. Este é o maior encontro do antigomobilismo da América Latina.

Outra novidade do evento é o Lion Peugeot, o Type VA, o primeiro veículo de quatro rodas a sair da fábrica de Valentigney, administrada por Robert Peugeot. Batizado de Voiturette — termo francês para “carro pequeno” —, o modelo possuía um motor monocilíndrico, caixa de câmbio de três marchas e transmissão por corrente. Em 1906, pelo porto do Rio de Janeiro, o carr chegou ao Brasil. Hoje está no seu terceiro dono, Edno de Oliveira Lima.

Também entre os destaques da exposição estão os carros de corrida. O DKW Vemag Carretera, de 1965, é o único exemplar produzido pela equipe de competições da DKW Vemag com teto rebaixado e chassi encurtado. Na época, ele foi apelidado de Mickey Mouse por lembrar um ratinho e se destacava pelo bom desempenho em circuitos de rua. 

O lendário Karmann Ghia Porsche 4Cam, de 1966, desenvolvido pela Equipe Dacon, é considerado um dos carros mais importantes e vitoriosos da história do automobilismo brasileiro. Foi pilotado e venceu diversas provas com três nomes que mais tarde fariam história na Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace, ainda no início de suas carreiras.

Para marcar a edição comemorativa de 10 anos, o EBAA também contará com um espaço exclusivo para exposição de motocicletas históricas na Praça Adhemar de Barros. Uma das motos em destaque é a Sport 13, da Moto Guzzi, produzida em 1926 e pertencente ao expositor Tiago Songa, que ganhou a premiação ano passado. Fundada em 1921, a moto Guzzi é a mais antiga fabricante europeia de motocicletas em produção contínua e consolidou sua fama mundial pela forte presença em competições.

Modelos históricos da Chrysler, marca que completa 100 anos em 2025, também estarão no evento. No Brasil, a Chrysler está presente desde meados de 1920. Produziu veículos como o Dodge Dart, com o maior motor já fabricado no país, e modelos como Polara, Charger e LeBaron. Após períodos de importação e fabricação local, voltou ao cenário nacional com a FCA e, hoje, tem presença na fábrica da Stellantis em Pernambuco, que produz veículos como o Jeep Renegade.

Já um modelo Concorde fabricado em 1979 ficou guardado todos esses anos e, agora, está sendo finalizada a segunda restauração do veículo, com reforma do estofamento, capota que foi mexida no exterior. Também foi somente agora que a família decidiu que a relíquia do avô está pronta para entrar em uma exposição e é um dos confirmados no EBAA.

E outra novidade no evento é da Atos Proteção Veicular que escolheu a ocasião para o lançamento oficial da “Proteção Placa Preta” — uma modalidade exclusiva de proteção veicular desenvolvida especialmente para carros antigos, clássicos e de colecionador. 

Serviço – Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia

Data: De 19 a 22 de junho.

Local: Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP).

Visitação: Gratuita e aberta ao público.

Sair da versão mobile