Nossa Cidade

Prefeitura apresenta projeto para transformar Terras de Santo Antonio em bairro fechado

Administração atende pedido de moradores para ampliar a segurança no local onde vivem cerca de 1.200 famílias

Transformar o Jardim Terras de Santo Antonio em uma espécie de condomínio fechado é a principal proposta do Plano de Segurança apresentado pela Prefeitura aos moradores do bairro, neste domingo (26/03). Por meio do projeto HortoVila, o prefeito Angelo Perugini quer garantir mais segurança e qualidade de vida às 1.200 famílias que moram no Jardim Terras de Santo Antonio, onde há altos índices de roubo e furto a veículos e residências.

Anuncio


Na primeira etapa, o projeto prevê o fechamento de 15 ruas do bairro (trecho que vai da rua Eneusina B. da Silva, até a rua Luiz Arten), com implantação de controle de acesso, por meio de portarias de entrada e saída, com cancelas.

O acesso ao bairro passaria a ser feito somente pela rua Cleberson Melo Almeida e a saída pela rua Luiz Arten. A proposta é murar o bairro com blocos de concreto, em parceria com os moradores.
“Essa é uma proposta inicial, feita com base nas reivindicações de vocês. Para implementar, precisamos da concordância de todos. Para chegar nesta proposta, discutimos internamente no gabinete do prefeito, que pediu que fizéssemos um projeto para atender as necessidades de vocês. Estamos aqui hoje para apresentar e discutir essa proposta inicial”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Outras ações previstas no projeto, que podem ser realizadas em curto prazo, são o fechamento do caminho que liga o Jardim Terras de Santo Antonio ao Jardim Adelaide, além da notificação de proprietários de terrenos baldios para murar os lotes.

“Queremos reduzir a violência e ampliar a qualidade de vida dos moradores do Jd. Terras de Santo Antonio. Estamos aqui para discutir a proposta inicial e ouvir a opinião de vocês. Essa é a orientação do prefeito Angelo Perugini”, disse o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu.

PARTICIPAÇÃO
Pelo menos 300 moradores participaram do encontro para conhecer a proposta, antes apresentada à comissão de moradores. Além de conhecer o projeto Horto Vila, os moradores foram informados sobre as medidas que a comunidade deve tomar para transformar o bairro em condomínio fechado. A primeira delas é a formação e legalização de uma associação.
“Queremos agradecer ao prefeito que se empenhou em criar esse projeto. O Terras de Santo Antonio será o primeiro bairro a ser beneficiado com ele, numa importante parceria da Prefeitura com a comunidade. O crime está mais organizado que a população, então, temos que nos mobilizar para suprir as deficiências do Estado, que deveria ser responsável pela segurança”, disse a presidente da Comissão de Moradores, Marina Vidiri.

A proposta da Prefeitura atende às reivindicações dos moradores que, desde o ano passado, se mobilizam para que o Poder Público tome medidas para garantir mais segurança ao bairro. O Plano de Segurança foi construído com base nas necessidades apontadas durante reunião realizada, no dia 12 de fevereiro, quando todo o secretariado do prefeito Angelo Perugini esteve no bairro para ouvir a população.

“É uma alegria estar aqui. Eu agradeço vocês por essa iniciativa. Esse projeto nasceu a partir da mobilização de vocês. Ele só vai acontecer, se a comunidade for determinada, consciente e participativa. E vejo a vontade de vocês em fazer acontecer. A Prefeitura dará todo o apoio. Não tem como manter a segurança, sem fechar o bairro. Queremos que vocês morem com tranqüilidade e dignidade. As transformações que ocorrerão aqui serão um modelo para a cidade”, disse Perugini aos moradores, neste domingo.

O secretário de Segurança, Luis Leite de Camargo, também valorizou a participação da comunidade na construção de ações de prevenção e combate à violência. “Junto com vocês, vamos implantar um plano de segurança eficiente para que a população tenha sossego em casa e nas ruas”, disse Camargo.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Gomes, o Zezé, o projeto HortoVila vai garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores, além de valorizar os imóveis. “Com o apoio da comunidade, podemos implantá-lo em vários bairros da cidade”, observou Zezé.

Agora, a Prefeitura em parceria com a Comissão de Moradores do Jardim Terras de Santo Antonio, fará a apresentação da proposta em reuniões menores, organizadas por ruas, para que as pessoas possam opinar sobre o projeto até a comunidade chegar num consenso para a implantação.

O QUE É O HORTOVILA
O HortoVila prevê um conjunto de ações para garantir mais segurança nos bairros e ampliar a qualidade de vida dos moradores, transformando-os numa espécie de condomínio fechado.
Todas as ações do HortoVila são realizadas pela Prefeitura a partir da organização da comunidade, que aponta as necessidades do local, e ajuda a Administração na gestão das políticas públicas.
As ações envolvem todas as secretarias da Prefeitura com o objetivo de reduzir índices de criminalidade, aumentar os espaços de convivência e atividades de integração da comunidade, manutenção e sinalização das vias públicas, cuidados com as calçadas, arborização, manutenção de praças, controle do trânsito, geração de renda, saúde, educação, cultura e lazer.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo